sexta-feira, 12 de setembro de 2014

NOVO JEEP CHEROKEE CHEGA AO BRASIL



Puristas vão torcer o nariz, ponto. Mas à parte o apreço dos fãs pela marca e pelas linhas clássicas, e ainda que o novo design cause controvérsia, é indiscutível que o Novo Jeep Cherokee se tornou muito mais cosmopolita e adequado a diferentes mercados, ao contrário do que ocorria com as versões anteriores, extremamente americanizadas.



Gera mais estranheza a nova frente, que mesmo não sendo feia é incomum. É difícil saber o que é farol, o que é seta e o que é luz de milha ou neblina, além de ser curioso ver uma cara oriental num produto americano cuja marca pertence a italianos. Visto de lado e por trás a história é outra: ao mesmo tempo robusto e elegante, o Novo Cherokee consegue agradar a gregos e troianos, desde que ambos se importem mais com o coração do que com a cara.


Isso porque a Jeep/Chrysler/Fiat/Whatever inseriu muita tecnologia no SUV. Eles querem não somente agradar; querem que o Cherokee se torne referência no segmento. Para começar, o novo câmbio automático de 9(!) marchas está presente em todas as versões, bem como o motor Pentastar 3.2 V6, que gera 271 cv de potência e 32,2 kgfm de torque. Com esse poderio, mais o kit específico da Mopar, ele é capaz de rebocar até 2.041 kg.


E não é só. Há dois sistemas diferentes de tração 4x4, dependendo da versão. As mais "civilizadas" Longitude e Limited contam com o Active Drive I, que na prática é um sistema 4x4 sob demanda e transfere a força para os 2 eixos quando necessário, corrigindo situações de falta de aderência no asfalto e auxiliando na transposição de obstáculos no off-road mais leve. A versão topo-de-linha Trailhawk, por sua vez, traz o Active Drive Lock, que adiciona bloqueio de diferencial traseiro e reduzida, mais o HDC (controle de descida) e o controle de velocidade off-road, que opera no plano e em subidas. Ambos os sistemas, porém, trazem o Selec-Terrain, com 3 modos nas versões Longitude e Limited (Auto, Snow e Sand/Mud) e 4 na Trailhawk (que acrescenta o modo Rock). Em todas as versões a suspensão é McPherson na dianteira e Multilink na traseira, com subchassi em ambos os eixos.


Dentro, o destaque vai para a tela LCD TFT de 7 polegadas no quadro de instrumentos, que dispõe de dados de navegação, velocidade, consumo instantâneo de combustível, avisos de segurança, informação de áudio e modo do controle de tração. Áudio, GPS, telefonia e climatização podem ser controlados pela tela touch-screen de 8,4 polegadas no centro do painel. Há ainda entradas USB, auxiliar e para SD-card, com áudio distribuído por até 9 alto-falantes mais subwoofer. A segurança é garantida por sete airbags, apoios de cabeça dianteiros ativos, controle eletrônico de estabilidade (ESC), controle eletrônico de rolagem (ERM), câmera de ré e freios ABS.


Se o aparato tecnológico ainda não for suficiente para convencer o comprador, o Novo Jeep Cherokee conta ainda com leds e duplo xenônio no conjunto ótico dianteiro e leds no traseiro, mais o teto panorâmico teto CommandView nas versões Limited e Trailhawk - esta, com detalhes estéticos próprios da versão, como os para-choques mais agressivos para melhorar os ângulos de entrada e saída, ganchos de reboque, alguns detalhes em vermelho e outros pintados de preto (cromados ou prateados na Limited). Os bancos dianteiros dessas versões são eletricamente ajustáveis e contam ainda com aquecimento e ventilação. Finalmente, há uma lista de 28 acessórios Mopar que podem ser instalados nas concessionárias.


A primeira versão disponível para o consumidor brasileiro é a Limited, ao preço de R$ 174.900,00. Até o fim do ano, segundo a marca, a versão de entrada Longitude (R$ 159.900,00) e Trailhawk (R$ 189.900,00) chegarão ao país.


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