quinta-feira, 30 de outubro de 2014

SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL 2014 - COBERTURA COMPLETA (SEGUNDA PARTE)


Número menor de expositores no segundo dia não significou menos novidades, pelo contrário

Veja o álbum de fotos do segundo dia do Salão do Automóvel


Volvo V40 R-Design

A surpresa do dia dedicado às marcas filiadas à ABEIFA* (o primeiro dia foi da ANFAVEA) foi a grande quantidade de lançamentos em relação ao número de coletivas. Só a Volvo não mostrou nenhum modelo novo, concentrando sua apresentação nas tecnologias voltadas à segurança, conectividade e eficiência em relação ao consumo de combustível que poderão ser encontradas, daqui por diante, em todos os modelos da marca, desde as versões mais baratas.

Suzuki S-Cross

Suzuki Crosshiker Concept

A Suzuki abriu o dia com um stand bem mais sortido que nas últimas edições do Salão. O principal lançamento foi o crossover S-Cross, que aposta na tecnologia All-Grip de tração integral para garantir excelente dirigibilidade em qualquer tipo de piso e no baixo peso (1.135 kg), além do câmbio CVT com 7 marchas simuladas, para compensar os modestos números do motor 1.6 16v (120 cv e 15,5 kgfm de torque) e proporcionar um desempenho condizente com sua proposta. Outra surpresa foi a mostra do Crosshiker Concept, modelo urbano que pode fazer até 32 km/l com seu motor 1.0 de 3 cilindros e, outra vez, o baixo peso de 810 kg. O Swift Sport estava lá, mas a esperada nova geração do Grand Vitara não deu as caras e não será importada para o Brasil tão cedo. A versão atual, por outro lado, passará a ser vendida em 8 configurações - uma delas sem estepe, mas com sistema de monitoramento de pressão de pneus.


Novo Kia Sorento

Novo Kia Carnival

Porsche 918 Spyder Hybrid

Porsche Cayenne Turbo

A Kia apresentou as novas gerações do Sorento e do Carnival, que chegam ao Brasil até maio próximo, segundo a marca. O primeiro virá com tração 4x2 ou 4x4 e 2 opções de motor, um 2.4 de 4 cilindros e 172 cv de potência ou um 3.5 V6 de 270 cv, enquanto o segundo trará somente um propulsor 3.3 V6 de 270 cv. O novo Kia Soul também foi mostrado, inclusive na versão EV elétrica - sem previsão de vendas por aqui. A Porsche, por outro lado, barbarizou com o novo Cayenne, que virá para o Brasil nas versões S e Turbo - esta, com brutais 520 cv de potência e 76 kgfm de torque. Outras estrelas da mostra foram o 919 Hybrid, bólido desenvolvido para correr em Le Mans, o 918 Spyder Hybrid, que detém o título de carro mais potente já construído pela marca, e o Panamera S E-Hybrid, que só pode ser adquirido sob encomenda.


Land Rover Discovery Sport

Range Rover Sport SVR

Jaguar XE

Jaguar X-Type Coupe

Land Rover e Jaguar, num stand único, apresentaram 2 grandes novidades para o mercado brasileiro. O Discovery Sport chegará custando R$ 179.900,00 e inaugurará a linha de produção da fábrica de Itatiaia (RJ) a partir de 2016. Outra atração foi o Range Rover Sport SVR, que bateu o recorde de volta mais rápida em Nordschleife para um SUV de produção. Já o Jaguar XE, mostrado pela primeira vez no Brasil, é a aposta da marca no segmento de sedãs médios premium, enquanto o X-Type Coupé atraiu os olhos de quem passou por lá.


BMW X4

BMW Série 2 Active Tourer

BMW M4 Coupé

BMW i8

BMW e Mini, por outro lado apresentaram seus lançamentos em coletivas e stands separados. Na marca bávara as surpresas foram o novíssimo X4, que segue a linha SUV + Cupê introduzida pelo X6 e chegará custando a partir de R$ 264.950,00, e o Série 2 Active Tourer, previsto para o primeiro semestre de 2015 e que virá com motor 2.0 turbo de 231 cv. Em lugar especial no stand estavam os elétricos i8 e i3, apostas eco-amigáveis da marca, bem como o M4 Coupé, que será vendido no país. Na Mini o destaque foi o Cooper 5 portas, que será comercializado no Brasil, a princípio, com motores 1.5 turbo de 136 cv e 2.0 turbo de 192 cv (versão Cooper S). Também foi anunciada a produção do Mini Countryman na fábrica da BMW em Araquari (SC).


Chery Arrizo 7

Chery Celer Desert

Lifan 820

Lifan X50

As marcas chinesas não ficaram para trás quanto à quantidade de lançamentos. Na Chery, primeira marca de origem chinesa a inaugurar uma fábrica no Brasil, o Celer nacional foi preparado com uma roupagem aventureira batizada de "Desert", enquanto o sedã Arrizo 7 e o SUV Tiggo 5 foram expostos com destaque. A Lifan, além do sedã grande 820 (trazido para checar a reação do público),mostrou o recém-lançado sedã 530 e revelou seu próximo lançamento no Brasil, o X50, que chega no segundo semestre de 2015.


Geely EX7

Geely GX2

Já a Geely, proprietária da Volvo, estreou no Salão oficialmente com um amplo stand e o anúncio de 3 novos produtos para o Brasil, além dos já comercializados EC7 e GC2: o EC7 RV (versão hatch do EC7), o SUV EX7 e a versão aventureira urbana do GC2, o GX2. Todos têm previsão de chegada para o próximo ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário